Umbanda

A Umbanda é uma manifestação de entidades espirituais, por meio da mediunidade de incorporação. Os primeiros espíritos a "baixar" nos terreiros de Umbanda foram os Caboclos e Pretos-Velhos, a seguir surgiram as Crianças, conhecidas variadamente como Erês, Cosme e Damião, Ibejis. Essas três formas, Crianças, Caboclos e Pretos-Velhos, podem ser consideradas as principais porque representam vários significados, assim como: 

Raça: as raças formadoras do povo brasileiro ( indígenas - negros - brancos europeus) 

Vida: as três fases da vida: (a criança - o adulto - o velho) mostrando assim, a dialética da existência. 

Além disso,  trazem valores arquetipais de Pureza e Alegria na Criança, simplicidade e fortaleza no Caboclo, e a sabedoria e humildade dos Pretos-Velhos, mostrando o caminho para a evolução espiritual dos sentimentos, do corpo físico e da mente. Com a expansão da Umbanda, surgiram muitas outras entidades, como os Baianos, os Boiadeiros, os Marinheiros e muitos outros.

A Umbanda no Centro Afrô Ilê de Ogum tem como Guia Chefe por intermédio da Yalorixá Nara do Ogum, a Cabocla Jurema das Matas, uma entidade forte e de muita Luz, que quando se encontra no terreiro é para ajudar aos filhos e amigos trabalhando com passes, consultas e correntes de energização e descarrego. Além disso, Cabocla Jurema ensina à todos como ter coragem e a ser um guerreiro na vida, lutando pelo que é justo e bom para todos.

" Okê Cabocla Jurema! "

" Salve as Matas! "