Nação

Os Orixás são os deuses do panteão Yorubá que receberam de Olorum (Deus Supremo) a incumbência de criar e cuidar do Ayê, a terra, o mundo dos homens, sendo cada um deles dono e responsável por um sítio da natureza, por isso estão presentes nos rios, nos mares, nas árvores, na chuva, no trovão, nos ventos, na terra e por estas forças se fazem representar. Através dos Orixás encontramos explicações para os fatos da vida e da morte, através de suas lendas (corpo mítico).

No Batuque/RS, cultuamos 12 orixás, cada qual com suas características, suas cores, comidas preferidas, bem como a influência sobre seus filhos (arquétipos). Ogum é o Orixá guerreiro da Nação Batuqueira, defende as leis e a ordem, representa todas as batalhas da vida humana, na luta pelo dia-a-dia, está presente em tudo aquilo em que é preciso lutar para se alcançar a vitória. Com Ogum os homens aprenderam a manufaturar o ferro e o aço, a Ogum pertence o "obé" (faca) utilizada para os sacrifícios.

Leia abaixo o que você precisa saber sobre o Orixá Ogum, antes gostaria de salientar que as características, animais e ferramentas podem obter alguma diferença conforme cada Nação, assim como os adjuntós e sincretismos. Estas diferenças podem ser manifestadas, no jogo de búzios, com peculiaridades de cada Orixá.